Books eBooks Kindle eBooks Kindle Novo Kindle Oasis Cloud Drive Photos Electronics Fire TV Stick HI home_kitchen Computers VideoGames Wireless

em 2 de abril de 2018
1. Em nada o conteúdo do livro nos deixa a desejar, sua pretensão à natureza sintética se deduz a partir de uma única frase "Minha ambição é dizer em dez frases o que qualquer outro diz em um livro - o que qualquer outro não diz em um livro". O livro serve como introdução ao pensamento do escritor, como "aperitivo", que além da acepção de estimulador de apetite, traz a sensação de embriaguez, euforia.

2. A escrita de Nietzsche nos remete mais a um culto-coloquial do que ambos separados. Pode-se dizer que seu conteúdo é o extrato de diversas obras do Nietzsche, tratando temas como arte, ciência, ilusão em nome da verdade, cristianismo como decadência, anarquismo como outra forma de cristianismo, socialismo como fraqueza, liberdade como guerra, psicologia da causalidade, os antigos como forma de decadência de vida, Dionísio como pés ligeiros e ascenção de vida, crítica ao pessimismo em Schopenhauer, linguagem como forma limitada de expressão. Nietzsche é um antifilósofo por excelência, nega a valoração da moral, insere a filosofia ao tribunal de suas indagações, considera todo apequenamento da vida uma forma de castração.

3. Nietzsche nos exorta o mais alto e elevado da vida, nos diz para não exigirmos menos, somente mais, aquilo que dá força, aquilo que eleva, ou seja, o que é dionisíaco. A busca por uma vida, que não outra por excelência, nos remete a uma exigência vital, que dificilmente será encontrada em outro filósofo, por fim, deixo o seguinte excerto como base sólida da filosofia Nietzscheana : "Para que um além, se não fosse um meio de denegrir o aquém [...]". Boa leitura!
em 25 de abril de 2017
Não há como admirar e se envolver com o pensamento deste grande filósofo. Um livro maravilhoso, como tudo o que nos vem dele.
em 1 de janeiro de 2018
A leitura é cativante porque exige constante reflexão sobre nosso modo de lidar com os textos, ideias e rastros culturais neles encerrados. É uma verdadeira academia de ginástica para o leitor-desencalha o cérebro.

Além do bem e do mal
A gaia ciência