Books eBooks Kindle eBooks Kindle Novo Kindle Oasis Cloud Drive Photos Electronics Fire TV Stick home_improvement HI Office PC videogames wireless

O arquiteto de Paris

50 PRINCIPAIS AVALIADORESem 28 de abril de 2017
A trama do livro transcorre na Paris após a ocupação pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Traz reflexões sobre a perseguição aos judeus franceses, sobre as escolhas que um povo é forçado a fazer em tempos de guerra e a colaboração de parte da população parisiense com os invasores alemães. Acho que essa é a parte mais “indigesta” da história.
“Após dois anos de Ocupação, os franceses agora se misturavam aos alemães em eventos públicos como aquele sem se envergonharem”.
É nesse ambiente que o jovem arquiteto Lucien Bernard é procurado por um senhor muito rico. Ele propõe a Lucien ajuda-lo numa tarefa que lhe renderá muito dinheiro, muito mais do que ele poderia sequer sonhar, mas que envolve enorme risco: construir esconderijos dentro de casas e apartamentos onde os judeus pudessem aguardar até sua retirada do país em segurança.
Já nos primeiros capítulos, o caráter de Lucien se revela. Ele é um homem que sempre desprezou os judeus e, portanto, não iria de forma alguma se arriscar para ajudá-los. Porém, ele detestava ainda mais os alemães invasores.
“Ele se viu saboreando o desafio de ludibriar os alemães”.
Já no primeiro projeto o sucesso foi total. E o orgulho tomou conta do coração do nosso arquiteto. Ele começou a se sentir como uma espécie de mágico capaz de fazer as pessoas desaparecerem aos olhos dos nazistas.
Sua vida melhorou muito, a ponto de ser convidado a prestar serviços aos próprios alemães.
Até que uma terrível catástrofe muda totalmente a maneira como Lucien vinha encarando tudo isso. Ele passou a ver toda a situação sob uma nova perspectiva, o que promove uma radical mudança em sua personalidade e em seu modo de vida.
Esse é mais um livro que explora o tema da perseguição ao povo judeu pelos nazistas. Também aborda superficialmente a questão da Resistência e do colaboracionismo. Mas o atrativo principal é mesmo fazer com que o leitor acompanhe a jornada de Lucien e a inevitável transformação que se opera nos seus sentimentos.
CONCLUSÃO: BOM
em 30 de janeiro de 2018
É um livro que prende pelo suspense que suscita a sobrevivência dos principais personagens. Mas algumas cenas são caricatas, dão a impressão que estamos assistindo a um filme de gangsters da mais rasa capacidade: brutos, estúpidos, e se divertindo. Só falta a risada malévola de quem se diverte com as próprias maldades...
em 14 de agosto de 2017
Após o início da leitura, não se consegue parar, novas situações prendem a atenção até seu final; leitura fácil e deliciosa
|11 comentário|Informar abuso
em 17 de setembro de 2017
uma ora muito bem elaborada, escrita fácil, a narrativa transcorre com fluidez com harmonia, este livro realmente prende o leitor, Leitura recomendada para todos os públicos.
em 6 de fevereiro de 2018
Essas e muitas outras histórias resgatam a condição humana.
A traição revela a dicotomia entre a generosidade e a depravação moral .
O nazismo aleijou a consciência humana, e é uma nódoa impossível de apagar de nossas mentes.
em 28 de outubro de 2017
Muito bom! Adorei e recomendo . VocÉ não consegue larga-lo. É um livro envolvente que faz a gente pensar com mais profundidade, sobre o holocausto.
em 27 de fevereiro de 2018
Excelente livro. Leitura fácil e envolvente. Sua imaginação viaja nos detalhes a medida que a leitura vai se desenvolvendo e os personagens vão se construindo.
em 20 de julho de 2017
Na minha visao um livro extremamente bem escrito. O fato do autor ser um arquiteto ajuda na descricao dos capítulos e no desenrolar do trama.
O livro se passa no período da ocupacao alema em Paris.
Neste contexto surge a necessidade de alguns nao judeus ajudarem judeus a se esconder da policia alema, e é nesse enredo que entra nosso personagem principal, que entre medo e coragem acaba tomando alguns projetos para si.
Leitura fácil e muito bem escrita.

Mulheres sem nome