Books eBooks Kindle eBooks Kindle Novo Kindle Oasis Cloud Drive Photos Electronics Fire TV Stick HI home_kitchen Office Computers VideoGames Wireless

500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 29 de dezembro de 2017
O que falar desse livro?
Foi uma das melhores aquisições que fiz nos últimos anos. Sem dúvida!
No tocante ao seu aspecto físico, o livro tem excelente diagramação, ótima fonte, páginas amareladas e suficientemente espessas, a capa é comum, mas tem boa qualidade. Há figuras coloridas ao longo do livro, mostrando as obras de Leonardo, seus esboços e páginas de seus cadernos, além de fotos de construções e outras figuras com obras de artistas da Renascença.
Quanto ao conteúdo... Meus amigos... Que livro!
Isaacson nos leva à pequena Vinci, local em que Leonardo viveu a sua infância. Depois ele faz um panorama completo da Florença do século XV e de como a cidade influenciou o pensamento de Leonardo. Posteriormente, o autor descreve como era Milão nos tempos de Ludovico, a sua corte, o relacionamento de Leonardo com esse novo Duque de Milão, chamado de O Mouro, e seus agregados. Há toda uma preocupação do autor em nos situar na Itália dos tempos de Leonardo. O efeito de imersão na Europa da Renascença criado por Isaacson é fantástico.
Além de conhecer a vida de Leonardo, nós somos apresentados a outras importantes figuras históricas: Brunelleschi, Michelângelo, Rafael, Botticelli, Maquiavel, César Bórgia etc.
Em relação ao lado pessoal do biografado, Walter Isaacson, baseado em fortíssimo arcabouço de documentos, registros e citações, busca descrever, sem paixões ou exageros, um Leonardo humano: com defeitos e derrotas, problemas pessoais e frustrações; mas, por outro lado, fica evidenciada a sua sede insaciável de conhecimento, a sua genialidade, a sua curiosidade quase obsessiva, os seus talentos únicos, e a evolução enquanto pessoa, artista e cientista (e músico, e produtor de espetáculos, e escritor, e inventor, e arquiteto, e poeta, e engenheiro etc).
Vegetariano (porque tinha uma amor incondicional pelos animais), ambientalista, inventor, homossexual, perfeccionista, procrastinador, desorganizado, ávido por conhecimento, curioso, racional, metódico, gênio, gênio, gênio! Enfim, muitas das facetas da vida desse grande homem são exploradas pelo autor desta biografia.
Leiam! Vejam que a genialidade de Leonardo foi construída por ele, por sua mente curiosa e seu olhar único sobre tudo o que estava à sua volta.
P.S: Desculpem eventuais erros de escrita, fiz o texto com o celular e o corretor é traiçoeiro.
review imagereview imagereview imagereview imagereview imagereview image
0Comentar| 29 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você? Informar abuso
50 PRINCIPAIS AVALIADORESem 27 de dezembro de 2017
A principal razão de pegar essa biografia para ler foi o autor dela. Eu li a biografia do Steve Jobs também escrito por Walter Isaacson e gostei muito. Naquela biografia o autor não ia e vinha no tempo varias vezes como alguns biógrafos costumam fazer, e contava toda a história de Steve Jobs em ordem cronológica.

Aqui Walter Isaacson faz um pouco diferente, ele também segue cronologicamente a história, mas alguns acontecimentos da vida de Leonardo ele prefere dar uma maior importância, separando o assunto para um capítulo a parte. Eu sempre prefiro que me conte a história de forma literal, cronologicamente, seguindo o fluxo temporal do biografado. Neste caso ter separado alguns acontecimentos da vida de Leonardo da Vinci por sua importância, não chegou a me incomodar como pensei que incomodaria.

Não posso falar sobre o livro físico, pois, li a versão digital, mas cara, eu cheguei até a comentar no Facebook da Intrínseca, foi um trabalho excepcional que fizeram aqui, esta impecável, eu não encontrei um único erro de ortografia ou revisão.
Quanto a história, o biografo se baseou principalmente nos “diários” que Leonardo da Vinci escreveu durante toda sua vida. Onde ele contava muitas coisas como, por exemplo, qual era o seu interesse naquele momento e em que estava trabalhando, entre muitas outras. Também usa como base a biografia escrita por Giorgio Vasari, biógrafo do século XVI. Apesar deste ultimo Isaacson não poupar palavras para discordar dos muitos floreios que Vasari pregava enquanto escrevia sobre Leonardo.

É legal também porque o autor não deixa de lado suas próprias ideias e pensamentos a respeito de certas coisas, expressando no seu próprio livro seus achismos. Isso para mim, é um tempero muito bem-vindo, principalmente de alguém tão talentoso quanto Isaacson.
Recomendo demais o livro, é uma leitura que flui. Com a história sendo contada quase como uma ficção, porque ela não te empata, não tem gargalos e deixa o leitor correr sem freio na leitura .
0Comentar| 6 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você? Informar abuso
100 PRINCIPAIS AVALIADORESem 22 de outubro de 2017
Escrever um livro sobre Steve Jobs era uma tarefa dificultada pela complexidade do biografado, mas facilitada pelo abundância no volume de informação que existe sobre a Apple e demais envolvidos. Pesquisar sobre Einstein era, imagino eu, um pouco mais difícil. Pesquisar sobre Benjamin Franklin mais difícil ainda, já não falamos do século XX.
Pesquisar e escrever uma biografia desse nível sobre alguém que viveu boa parte da vida no século XV? É um feito que só consigo imaginar pelas mãos do Isaacson. A leitura flui de tal maneira que parece que o autor está narrando a história de vida de um conhecido íntimo, não de um gênio que viveu há mais de 500 anos.
O livro cumpre com êxito a função de mergulhar na vida desse gênio, que está incorporado ao imaginário popular como tal, mas que é basicamente conhecido pela "Monalisa" e pela "última ceia". Expõe de maneira bem completa as invenções, interesses e personalidade do biografado, além de situar o leitor no contexto histórico e local.
Não serve só para quem se interessa pelo período histórico no qual o Da Vinci está inserido, mas a qualquer um que tenha curiosidade de conhecer a história e os interesses de pessoas excepcionais.

Quanto ao aspecto físico, o livro não decepciona, é de boa qualidade. Fiquei preocupado quando soube que o novo livro do Walter Isaacson não ia ser editado pela Companhia como os anteriores, mas a Intrínseca não decepcionou, capa é rígida e o papel de gramatura boa, apesar de ter um cheiro um pouco forte . Cumpre avisar que há muitas páginas com notas e afins, bem como muitas imagens no corpo do texto (o livro não possui um caderno de imagens), de modo que não é necessário se intimidar com as 640 páginas totais da obra. Considerando as imagens no texto, notas e afins, o livro deve ter por volta de 400-450 páginas, com uma fonte média, não é nada impossível concluir a leitura.
0Comentar| 88 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você? Informar abuso
em 18 de fevereiro de 2018
O autor consegue aproximar o leitor do incrível ser humano que foi Leonardo Da Vinci, revelando não só o gênio por trás da Monalisa e seu processo criativo, mas também o homem de carne e osso além da figura histórica. É um livro que não se quer largar, escrito a partir de várias referências históricas e com diversas ilustrações, prende o leitor até a última página. O conteúdo interessa não só aos amantes da arte, mas também a todos aqueles que desejam conhecer uma das pessoas mais notáveis da História, um gênio impulsionado à frente do seu tempo pela curiosidade infinita e pela observação cuidadosa e incansável. Recomendo com entusiasmo.
em 9 de janeiro de 2018
Livro mostra a qualidade do grande Leonardo, que poderia ter sido maior se tivesse publicado todas suas descobertas. Derruba o mito de que Mona Lisa seja seu auto retrato
em 24 de janeiro de 2018
Mais uma vez, Walter Isaacson faz um trabalho exímio na pesquisa ao escrever este livro. Desvela informações e fatos que são muito relevantes para todos aqueles que desejam aproximar-se mais deste artista multifacetado.

Bom livro...
em 19 de fevereiro de 2018
Ganhei o livro de natal, mas é tão pesado que acabei cedendo e adquiri a versão digital. Uma pena que as fotos das telas no ebook fiquem preto e branco e bem menores. Para tal a versão impressa é melhor. Por isto somente as 4 estrelas.
em 12 de janeiro de 2018
Livro muito bem escrito, te prende desde a primeira página. Mostra toda a genialidade do Leonardo da Vinci um homem muito além do seu tempo. Todo estudante de História e pessoas que gostam do tempo do Renascimento deveriam ler.
em 14 de novembro de 2017
Ainda não terminei, mas estou adorando o livro.
Leonardo da Vinci era um gênio, mas o livro mostra o homem, não só o mito.
em 26 de janeiro de 2018
Adorei a leitura! Foi incrível mergulhar, em todos os sentidos, naqueles tempos e perceber como um ser humano espetacular era visto e convivia com todos os outros seres à sua volta. Imperdível!