Foi com muita curiosidade e uma certa pitada de medo que iniciei a leitura desta autobiografia. João Pedro, que passou a ser conhecido como João Tubarão conta, no decorrer dessas páginas eletrizantes, o ataque que sofreu em 20 de abril de 2007. Nessa fatídica véspera de feriado, João viu-se frente a frente com um tubarão branco, foi atacado na perna, mas sobreviveu.
Ao longo de suas quase 200 páginas, o autor apresenta informações bastante interessantes a respeito das espécies de tubarão, bem como de sua experiência no mar (desde criança, ele e o oceano têm uma ligação). De rápida leitura, o livro conta com imagens interessantes, costurando o enredo, e nos vemos hipnotizados pela forma de condução da história. O clima de Búzios, onde tudo aconteceu, e o frescor e a empolgação de João em usar o equipamento de windsurfe se fazem presentes do início ao fim.
O tubarão, de 4 metros de comprimento, acabou fugindo. João, vendo-se à beira da morte, soube ter a resiliência e o sangue frio de conseguir voltar, nadando por 40 minutos, pras margens da praia e pedir socorro. E, se isso não bastasse, ainda teve a coragem de 'voltar a praticar seu esporte, apesar do medo do que ele passou a chamar de "tubarão fantasma" (ele imaginava um novo ataque sempre que estava na água, quem criticaria?!). O leão de seu nome, em combate com outra fera - a das águas.
Uma obra incrível, que muito recomendo. Sem dúvidas, passei a olhar o mar de outra forma. Eu, que moro pertinho do mar recifense, sempre que o fitar, sentirei a garra de João Tubarão. E, como o próprio autor afirma, tenho a plena convicção de que o território é mais dos peixes que nosso. Saber respeitar o espaço é, acima de tudo, fundamental.
Faça download dos Aplicativos de Leitura Kindle Gratuitos e comece a ler eBooks Kindle nos mais populares smartphones, tablets e computadores pessoais. Para enviar o link de download para seu smartphone por SMS, use o formato internacional sem espaços (Código Internacional+DDD+Número. Exemplo: +551199999999)
Para receber o link de download digite seu celular:
