amazon-prime-video Books eBooks Kindle eBooks Kindle Prêmio Livro Reportagem Novo Kindle Oasis Cloud Drive Photos electronics Fire TV Stick home_improvement home_kitchen Office Computers VideoGames wireless

Como Organizar Sua Vida Financeira
Formato: Capa comum|Alterar
Preço:R$22,80+ Frete GRÁTIS em pedidos a partir de R$ 99 enviados pela Amazon

1000 PRINCIPAIS AVALIADORESem 26 de março de 2016
Já li outros livros do autor e aprecio a maneira de nos mostrar suas idéias através de uma leitura muito leve e acessível.

A obra nos mostra o que precisamos fazer para estruturar nossa vida no curto, médio e longo prazo. Particularmente apreciei bastante algumas fórmulas para projeção de valores futuros que devemos dispor para as mais diversas situações. Por exemplo: Quanto você precisaria ter disponível hoje caso ficasse desempregado?

Conceitos como o PMS (Patrimônio Mínimo de Sobrevência), PMR (Patrimônio Mínimo Recomendado), PI (Patrimônio Ideal, para sua idade e situação de consumo), PNIF (Patrimônio Necessário para a Independência Financeira), entre muitos outros são explicados detalhadamente e nos mostra práticas de como iniciar imediatamente o plano de organização.

Não é um livro que foca a quem está com a vida financeira desorganizada, embora será muito útil pra quem, efetivamente, busca meios concretos pra equalizar as contas. É uma leitura que servirá aos dois mundos pois mostra as ferramentas que podem ser utilizadas e ensina de que forma podemos buscar referências para otimizar investimentos.

Considerando o retorno financeiro que o livro proporcionará aos que estiverem dispostos a dar um "up" nos processos que os levará a uma situação mais confortável, do ponto de vista das finanças, vale o investimento.
500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 5 de novembro de 2017
Pontos que destaco positivamente:

- O livro é bem escrito e de fácil compreensão. Apesar de conceitos de matemática financeira - que para muita gente pode ser um obstáculo - Cerbasi consegue contornar facilmente com uma boa didática com a ajuda de um exemplo que palpável e coerente com o público alvo.

- O livro conseguiu segmentar os conteúdos em capítulos

- Os 4 indicadores de segurança são de fato uma ótima régua para medir seu grau de segurança ao mesmo tempo que te incentiva a galgar vôos com segurança cada vez maiores.

- Cerbasi ao longo do livro procura não fazer juízo de valor em relação as decisões que diferentes famílias podem tomar. É claro que ele diversas vezes recomenda e sugere, mas procura sempre fazer de forma zelosa. Você não vai encontrar uma resposta para todos seus problemas , o que é ótimo. Mostra que o planejamento é uma jornada de disciplina com a organização do que entra e do que sai da sua carteira.

- A tabela de acumulação x tempo x recebimento em juros é fundamental para levar para vida. Ela é uma fonte de consulta rápida ao mesmo tempo que é um lembrete do impacto do juros compostos e do tempo na vida de uma pessoa - seja ela alguém que organiza ou não sua finanças.

- Reflexão sobre seguros. Para mim, pontos levantados no capítulo de segurança se tornaram um dos mais reveladores do livro. Definitivamente me mostrou um outro ponto de vista em relação ao seguro. Criar um planejamento e uma revisão financeira frequente sobre guardar mensalmente e/ou pagar mensalmente um seguro sem dúvidas alguma é uma ótima maneira de avaliar o custo/benefício de ter ou não um seguro.

- Pequenas dicas ao longo do livro. Imposto de renda, financiamento da casa, compra de carros, aposentadoria, divisão de gastos, diversificação da carteira de investimentos. Nos mais diferentes temas, Cerbasi trouxe pequenas e úteis dicas. Seja sobre taxa, método de cobrança do financiamento ou como se preparar financeiramente para quando chegar aos 70/80 anos, o livro foi, para mim, recheado de dicas valiosas.

O que poderia ser melhor:

- Acho que o livro poderia ter também investido em uma visão da economia brasileira. Apesar de saber que muitos dos ensinamentos foram baseados no contexto econômico social brasileiro, senti falta desse assunto sendo desenvolvido pelo menos em um capítulo especial. Inflação, juros, taxa SELIC, fontes úteis para estar sempre de olho nos relatório e números oficiais do Brasil. Acho que poderia ser um bom primeiro passo a dar mais ferramentas para o leitor.

- Leituras adicionais. Mais do que justo fazer a recomendação de outros trabalhos do autor. Entretanto, acho que tornaria o livro mais valioso se também trouxesse mais recomendações de outras fontes.

- Repensar o link maisdinheiro.com.br . Em diversos momentos, o livro encoraja a visitar a página do Cerbasi. Uma ideia muito legal de hiperlinks, que, imagino eu, deveria funcionar muito bem até um certo momento. Entretanto, toda vez que procurei usar do link, ele ia para uma página, que aparentemente parece ser nova. O problema é que com a página nova, essas referências sumiram, tornando a experiência de ir e vir entre o livro e o link péssima. Eu pelo menos não consegui encontrar o conteúdo que o livro fazia referência na página do link. Minha sugestão: Já que o site é novo e, nada mais do que justo ficar sempre mudando o site para melhor, faça uma seção dedicada exclusivamente a esse livro, tendo todas as referências de conteúdos e tabelas em um só lugar.

- Mais frameworks. Os 4 primeiros indicadores, regra dos 80, diversificação por objetivos, entre outros. Essas metodologias que te ajudam a refletir sobre sua estratégia e organização financeira, definitivamente te ajudam a exercitar suas hipóteses e se certificar do seu plano. Ter mais exemplos - apesar de já terem vários ao longo do livro - seriam muito bem vindos.

O livro como organizar vida financeira é muito bom para se orientar financeiramente. Seja você uma pessoa que não vê horizonte no curto/médio prazo em investir ou em pagamento de dívidas, ele aborda ambos os temas e mais outros também importantes para o seu repertório de conhecimento básico financeiro pessoal. Definitivamente vale a pena dar uma lida se ainda não se sente confiante com os conhecimentos básicos das finanças pessoais.
em 30 de julho de 2017
Livro muito pratico e direto, ensina e dá boas dicas sobre como tratar sua vida financeira. Apesar de algumas passagens serem um pouco maçantes, o autor é claro e objetivo quanto ao seu intuito: ensinar-nos a gerenciar e organizar nossa vida financeira.
Destaco a parte que praticamente ensina a função e importância da declaração do imposto de renda, coisa que eu sempre fiz mas nunca entendi o porquê de fazer.
Recomendo a todos aqueles que precisam de um passo inicial nessa área.
em 1 de dezembro de 2017
Para quem já leu Pai Rico, Pai Pobre, esse livro do Gustavo pode ser considerado o primeiro passo. Ele dá dica de como gerir seu dinheiro para poupar. Aborda de forma simples e objetiva pontos como valores recomendados para um aposentadoria tranquila, quanto poupar de acordo com a segurança de estabilidade do seu emprego fala também como diminuir e se livrar de dívidas.
O único ponto negativo foram os links das planilhas que estão desatualizados. Após me frustrar com o link recomendado consegui encontra-las no Google.
em 13 de dezembro de 2017
Conteúdo amplo, escrita objetiva. Um livro para refletir sobre nossas decisões em relação ao dinheiro. Recomendo a todos, principalmente aqueles que não têm metas financeiras claras e buscam um norte para começar a investir em um futuro mais tranquilo e rico.
em 7 de fevereiro de 2017
Livro de fácil leitura. Ele realmente abre sua visão para um planejamento mais inteligente, pensando para o futuro.
O mais importante é que ele te ajuda determinar o que você quer pra sua vida. É você quem faz as suas escolhas.
Recomendo.
em 3 de abril de 2016
Indico esse livro pra todos que querem ter mais controle da própria vida. Simplesmente incrível! Leitura leve e rápida! O autor explicar conceitos complexos de forma simples.
em 1 de março de 2017
Livro excelente para quem está quer aprender como alcançar sua independência financeira. Gostaria de ter lido 10 anos atras. Espero que consiga fazer com que meus filhos leiam.
em 23 de dezembro de 2017
Recomendo para o leitor que já conseguiu organizar seu orçamento pessoal e está disposto a dar o próximo passo. Livro indicado para iniciantes.
em 8 de janeiro de 2018
Excelente livro e de fácil leitura! O linguajar do autor é de fácil entendimento, ele usa bastante exemplos e ensina técnicas fáceis de colocar em prática! Eu indico! Muito bom!

Me Poupe!
Rápido E Devagar