Books eBooks Kindle eBooks Kindle Novo Kindle Oasis Cloud Drive Photos Electronics Fire TV Stick HI home_kitchen Office Computers VideoGames Wireless

500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 17 de agosto de 2017
O conteúdo deste livro é muito claro, porém ao mesmo tempo é difícil descrevê-lo, pois é muito abrangente. Considero o autor, desde já, um dos maiores pensadores e escritores do século XXI, desde Sapiens e agora com Homo Deus veio a comprovação.

O autor nos coloca à refletir os questionamentos que ele faz, com sua escrita provocadora, clara e coerente, nessa obra que é como se fosse uma continuação de seu livro anterior Sapiens: Uma breve história da humanidade, o livro começa no passado, mostrando o processo de desvalorização das divindades antigas até adotarmos o humanismo como nossa "religião", abordando de forma impressionante o tema, que deixa até o mais fanático dos religiosos muito pensativo.

Em seguida seu ensaio vai em direção a futurologias, porém não como um profeta, mas sim como um cientista/historiador com argumentos baseados em pesquisas científicas, com explanações muito coerentes e de fácil entendimento, mesmo com assuntos espinhosos.

Ele fecha o livro no chamado dataísmo - a crença nos dados, explicado incrivelmente bem. Apesar dos benefícios presentes dessa "nova religião" me causou preocupação o fato de estarmos vivendo uma falsa sensação de que estamos no controle de tudo.

Um livro para ler e reler, refletir profundamente.
500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 11 de julho de 2017
Esse livro pode ser considerado uma extensão do último capítulo de Sapiens. Contudo, o autor não se limita apenas a história. Há um misto de filosofia, psicologia, sociologia e uma vasta bibliografia que sustenta as ideias do autor.

No decorrer do livro o autor faz uma série de suposições sobre o futuro e como isso poderá nos afetar. Será que o desenvolvimento da tecnologia poderá nos tornar obsoletos? Afinal, quem precisa de humanos quando algoritmos inteligentes são mais eficientes que nós e estão disponíveis a todo momento? Será que a engenharia genética poderá criar uma nova raça de super-humanos? O que esses super-humanos pensariam de nós?

O futuro descrito por Harari tem uma cara de "Admirável Mundo Novo". Mas esse livro é um alerta e não um livro de profecias. Tudo depende de como nós vamos lidar com esses novos e grandes problemas que já batem em nossa porta.
0Comentar| 5 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você? Informar abuso
500 PRINCIPAIS AVALIADORESem 6 de dezembro de 2017
O professor Harari, que já é um consultor de decisões políticas e que é ouvido por líderes de diferentes partes do planeta, nos presenteia com essa continuação de Sapiens: Uma breve história da humanidade, que é em si um livro excelente, e nos dá a oportunidade de revisitar alguns de seus pensamentos mais engenhosos a respeito da história da humanidade e dos rumos que ela está tomando.
10 PRINCIPAIS AVALIADORESem 26 de outubro de 2017
Após terminar de ler o livro "Homo deus: uma breve história do amanhã", cuja leitura indico para quem leu o livro "Sapiens: uma breve história da humanidade", chego à conclusão de que o olhar do autor, tanto para o passado quanto para o futuro, aparenta ser algo fantástico e distópico, não fosse o fato de essa "distopia" estar amparada no conhecimento que, atualmente, dispomos do mundo e de nós mesmos, o que mostra que a natureza é muito mais fantástica do que qualquer estória ou mitologia que possamos inventar. O livro "Homo deus", na minha opinião, é tão bom quanto o "Sapiens" e até mesmo o supera, uma vez que retoma e aprofunda ainda mais os temas anteriormente tratados, além de acrescentar uma visão prospectiva para o futuro. Este livro traz elementos de história, biologia, neurociência e ciência da computação. É uma grande obra, merecidamente celebrada, que nos faz refletir, e muito, sobre a vida, sobre a nossa história e sobre o que nós realmente somos. O autor coloca em xeque até mesmo a nossa visão humanista do liberalismo, que é bastante antropocêntrica e vê o ser humano como o centro de tudo. Harari relativisa esse entendimento com os atuais dados da biologia, em que podemos ser vistos como um sistema de processamento de dados, como algoritmos biológicos. Parece aterrorizante, mas o objetivo do autor não é amedrontar, nem trazer certezas quanto a previsões para o futuro, mesmo porque toda previsão é limitada pelos dados que possuímos no presente. Este livro analisa os dias de hoje, em que algoritmos computacionais são uma realidade utilizada em todos os âmbitos da sociedade e em que desenvolvimentos tecnológicos, como o capacete de ondas eletromagnéticas, é capaz de modificar o funcionamento do nosso cérebro e de alterar estados emocionais, como curar a depressão como em um passe de mágica! O autor fala sobre a busca da medicina pela imortalidade ou pelo prolongamento indefinido da vida, o que pode vir a se tornar factualmente possível, embora possa vir a causar inúmeros outros problemas, bem como do potencial risco de criarmos super humanos, os "homo deus", convivendo ao lado dos "homo sapiens", assim como estes, um dia, conviveram com o "homo erectus", o "homo neandertalense" e outras espécies de humanoides que comprovadamente coexistiram há milhares de anos. O livro fala também da questão ambiental e da natureza, que, como se sabe, engloba todas as espécies de animais, inclusive o "homo sapiens", embora nós tenhamos a tendência a nos colocarmos do lado de fora, como seres especiais para quem Deus criou a natureza, como diz a Bíblia. O autor fala também de comportamentos, questões éticas, direitos humanos e muitos outros temas relevantes. Este livro desconstrói uma série de ideias e apresenta muitas outras, mais consentâneas com o mundo em que vivemos, em que não há mais certezas absolutas, mas meras probabilidades!

# Indico a resenha em vídeo de "Homo deus" feita pelo Lucas, do canal Livros & Negócios, disponível no YouTube. Ao final, ele apresenta 5 aprendizados que podemos ter com a leitura deste livro!
review imagereview imagereview image
0Comentar| 30 pessoas acharam isso útil. Esta avaliação foi útil para você? Informar abuso
50 PRINCIPAIS AVALIADORESem 27 de dezembro de 2017
Se alguém fosse ler somente um livro no ano eu recomendaria esse. O autor é muito hábil em avaliar em que ponto estamos no mundo e para onde nossa sociedade pode evoluir. E os cenários que ele imagina, apesar de serem realmente impressionantes, não nos parece tão distantes de acontecerem. É por isso que associo com o seriado Black Mirror!!
Ele discute bastante a revolução humanista pela qual a sociedade humana passou e a relação ciência e religião. E apesar dele defender que os ser humano já não depende de nenhum ser divino para guiar suas ações, ainda temos uma grande porção de regiões no planeta onde essa revolução humanista ainda não chegou. O autor, sendo residente de Israel, faz parte desse mundo desenvoldido mas está bem perto de povos que ainda dão muito valor a divindades.
Enfim, vai abrir muito seus horizontes sobre a sociedade humana. É um pensador que vale pena ser lido e a sua visão particular é bem interessante, mesmo que você não concorde totalmente com ele!
em 5 de novembro de 2017
Excelente análise da vida e nossas possibilidades no futuro. Um livro imprescindível em sua coleção. Para refletir e considerar. Para interiorizar e colocar nas suas opções para tomadas de decisões. Somos mesmo apenas um conjunto de algoritmos? A inteligência tem mais significado que a consciência?
em 15 de janeiro de 2018
Muito bom, talvez um pouco otimista demais. O primeiro definitivamente é melhor, mas vale a leitura. Sobre a busca da felicidade, acredito que a argumentação é um pouco ingênua, dado que o sistema (seja imperial, capitalista, etc.) SEMPRE a utilizou para manipular as massas e, não acredito que isso mude tão cedo ou em algum momento.
em 27 de janeiro de 2018
Excelente livro. Se você gostou do Sapiens, não pode deixar de ler este. O autor apresenta diversas possibilidades para o evolução da humanidade, sempre muito embasado nas tendências e revoluções que estão se iniciando.
em 14 de setembro de 2017
Excelente. Superou minhas expectativas, pois não acreditava que o autor conseguisse manter a excelência do anterior "Sapiens", mas este livro conseguiu manter o padrão. Leitura obrigatória para aqueles que gostam de uma leitura inteligente, questionadora; e até mesmo reveladora.
1000 PRINCIPAIS AVALIADORESem 18 de julho de 2017
E um livro fascinante que prende o leitor do princípio ao fim. Com muitos exemplos ele mostra como o Homo Sapiens vai desaparecer e em seu lugar surgir o Homo Deus.
O desparecimento de profissões.