amazon-prime-video Books eBooks Kindle eBooks Kindle Kindle Paperwhite Cloud Drive Photos Electronics fashion Fire TV Stick home_improvement home_kitchen Office Computers sports VideoGames wireless

12 de outubro de 2016
Eu acompanhei "Trabalho honesto" pela newsletter que o van Kampen começou em agosto, mas acabou que nem li nada; esperei que a novela estivesse completa pra poder sentar e ler por inteiro. Acho que fiz certo: não lido bem com cliffhangers.

"— Samuel, já fez os paranauês na câmera de segurança? — perguntou Rhalfe.
— Sim, já coloquei o bypass no smart sec system, se é isso que você perguntou.
— Paranauê. — Rhalfe sorriu."

A história de TH funciona(ria) perfeitamente como uma série de TV, no sentido em que cada capítulo (ou "parte") conta uma aventura que, apesar de inserida em algo maior, está mais ou menos contida em si mesma. Começamos, assim, em um formato "missão da semana", típico de séries de investigação, que, aos poucos, vai se estendendo e se transformando no enredo propriamente dito. Acho que seria, inclusive, maravilhoso poder ver uma série (alô, Netflix) ambientada no universo criado pelo van Kampen: um Brasil cyberpunk, com criaturas folclóricas integradas na sociedade, ainda que sofrendo preconceito — uma crítica social tão sútil quanto a dos X-Men, mas, ainda assim, em tempos de Trump e Bolsonaro, bastante importante.

Tem uma leitura rápida, cenas de ação muito legais e personagens cativantes — o que mais alguém pode pedir? Dá pra notar o cuidado em descrever a tecnologia e a ambientação em si sem cansar o leitor. "Tesla Stalingrado" é o melhor nome ever pra um modelo de moto.

Para não ficar só na rasgação de seda, achei o texto um pouco corrido em algumas partes, e algumas decisões dos personagens foram precipitadas, bem repentinas mesmo, mas isso talvez se deva ao próprio formato de novela (ou ao de "folhetim"). Em algumas passagens, o diálogo me soou meio artificial, mas nada que atrapalhe a leitura.
O que é isso?

Como usar links para produtos?

Na sua avaliação, você pode adicionar um link para qualquer produto oferecido na Amazon. Para inserir um link de produto, siga os passos a seguir:
1. Encontre o produto na Amazon
2. Copie o endereço URL do produto (https://www.amazon...)
3. Clique em Inserir link de produto
4. Cole o endereço URL na caixa de texto
5. Clique em Selecionar
6. Ao selecionar o produto exibido, será inserido um texto parecido com este: [[ASIN:014312854XHamlet (The Pelican Shakespeare)]]
7. Quando sua avaliação for exibida na Amazon, esse texto será transformado em um hiperlink, que poderá ser clicado, como no exemplo:Hamlet (The Pelican Shakespeare)

Você pode adicionar até 10 links de produtos em sua avaliação, e cada link pode ter até 256 caracteres.