Evergreen Books eBooks Kindle eBooks Kindle KDP Dispositivos Kindle Kindle Unlimited Cloud Drive Photos
Análise de clientes

Esta avaliação foi considerada útil por 1 de 1 pessoa(s):
5.0 de 5 estrelas [[Decisive Battle de FF6 tocando no fundo durante sua leitura do livro]], 27 de agosto de 2015
Compra verificada(O que é isso?)
Este comentário é de: Limbo (eBook Kindle)
[ISSO AQUI CONTÉM SPOILERS]

Vou mandar a real: já estava de olho nesse livro fazia um tempo. Só que eu sou pobre pobre pobre de marré marré marré e esperei ver se o preço baixava. Baixou, peguei. Li. Acho que é o melhor livro de fantasia nacional que já peguei, e olha que sou chato pra caramba. Vou dividir a resenha em coisas que gostei, pequenas ressalvas e conclusão.

COISAS QUE GOSTEI:

- O protagonista e todos os seus plot twists. Já imaginava a sua verdadeira identidade, mas, mesmo assim, foi uma surpresa agradável. Geralmente colocam esta personagem mitológica de um jeito clichê e esperado, mas o d'Evecque manda tudo pros ares e desenvolve uma coisa nova, apaixonante mesmo. Carismático, interessante, engraçado, dramático, esta personagem principal é tudo isso.
- CACÁ! Apenas o melhor personagem. Apesar de ser o típico anti-herói, ele em nenhum momento deixou sua personalidade de lado em prol de uma redenção épica. Continuou sendo o bom e velho Cacá, contraditório e complexo.
- A estrutura me lembrou um RPG da era do SNES. (Na verdade, muita coisa me lembrou FF6. Cheguei a hypear um possível confronto de um El Cid como uma das doze almas e uma luta épica de Protagonista + Cacá vs El Cid + Tizona/Colada, mas deixa pra lá hahaha). A estrutura é mais ou menos a seguinte: tem "fases" e tem "bosses". Protagonista anda, encontra o boss, geralmente tem uma luta. Mesmo assim, a estrutura é definida logo no começo e serviu para me deixar animado pra ver quem seria o boss, como derrotariam o boss, e que mini-bosses encontrariam durante a aventura.
- A narrativa. Muito boa. Fluida e dramática quando necessária. Não enrola muito, mas também não é sem graça.
- O final de Cacá e Protagonista. Foi pesado, bonito. É interessante ver a diferença entre Cacá e Love Interest. Apesar das descrições do amor entre Protagonista e Love Interest serem muito boas, Cacá é quem levou meu coração. Ele é um verdadeiro bróder, e sua falta foi sentida muito mais que a do Love Interest. Ainda assim, o autor nos dá esperanças. Isso é bem legal.
- QUE FINAL, MEUS AMIGOS, QUE FINAL!

PEQUENAS RESSALVAS:

- Apesar dos comentários racistas do Cacá terem sido inspirados no Lovecraft (que era racistão), achei que ficou fora de lugar porque, nessa história, o Cacá é um deus _mesmo_, não um criado a partir do inconsciente coletivo dos fãs do Lovecraft. A escravidão negra transatlântica é algo relativamente recente na história do mundo e todas as etnias foram escravizadas por outros em algum momento do mundo, então, acredito que o racismo dele só contra os negros ficou forçado para fazer um comentário social.
- Não comprei a explicação que Fulana não notou seus seios porque eles estavam sob a roupa apertada. Eles são parte do corpo e pressioná-los faz com que fiquem ainda mais perceptíveis para a pessoa que os tem, já que estão pressionados contra o corpo, às vezes apertando costelas junto.
- Notei que o tempo verbal muda bastante no começo da história, mas depois meio que se ajeita para o passado, até que volta para o presente por razões estilísticas completamente justificadas e esperadas. Mas, antes disso, me confundiu um pouco.
- Espera ai, anjos têm sexo?

CONCLUSÃO:

Bom. Muito bom. Fica um gosto de quero-mais, mas sei que a história está no tamanho certo. Estendê-la poderia mudá-la e alterá-la demais, e os personagens são tão cativantes que ficarão comigo por um bom tempo. Adorei todos eles, adorei o estilo, adorei o final. É algo que preciso reler para ver se peguei tudo.

Agora me sinto na obrigação moral de ler as outras coisas do Thiago, porque ele tem muito potencial pra ser um nome forte na fantasia brasileira. :D
Ajude outros clientes a encontrarem as análises mais úteis
Esta avaliação foi útil para você? Sim Não

[Add comment]
Postar um comentário
Para inserir um link de produto, use o formato: [[ASIN:ASIN product-title]] (O que é isso?)
Solicitações para se inscrever
  [Cancel]