Books eBooks Kindle eBooks Kindle Kindle Direct Publishing Novo Kindle Oasis Cloud Drive Photos Electronics Fire TV Stick HI home_kitchen Office Computers VideoGames Wireless

Análise de clientes

em 27 de agosto de 2015
[ISSO AQUI CONTÉM SPOILERS]

Vou mandar a real: já estava de olho nesse livro fazia um tempo. Só que eu sou pobre pobre pobre de marré marré marré e esperei ver se o preço baixava. Baixou, peguei. Li. Acho que é o melhor livro de fantasia nacional que já peguei, e olha que sou chato pra caramba. Vou dividir a resenha em coisas que gostei, pequenas ressalvas e conclusão.

COISAS QUE GOSTEI:

- O protagonista e todos os seus plot twists. Já imaginava a sua verdadeira identidade, mas, mesmo assim, foi uma surpresa agradável. Geralmente colocam esta personagem mitológica de um jeito clichê e esperado, mas o d'Evecque manda tudo pros ares e desenvolve uma coisa nova, apaixonante mesmo. Carismático, interessante, engraçado, dramático, esta personagem principal é tudo isso.
- CACÁ! Apenas o melhor personagem. Apesar de ser o típico anti-herói, ele em nenhum momento deixou sua personalidade de lado em prol de uma redenção épica. Continuou sendo o bom e velho Cacá, contraditório e complexo.
- A estrutura me lembrou um RPG da era do SNES. (Na verdade, muita coisa me lembrou FF6. Cheguei a hypear um possível confronto de um El Cid como uma das doze almas e uma luta épica de Protagonista + Cacá vs El Cid + Tizona/Colada, mas deixa pra lá hahaha). A estrutura é mais ou menos a seguinte: tem "fases" e tem "bosses". Protagonista anda, encontra o boss, geralmente tem uma luta. Mesmo assim, a estrutura é definida logo no começo e serviu para me deixar animado pra ver quem seria o boss, como derrotariam o boss, e que mini-bosses encontrariam durante a aventura.
- A narrativa. Muito boa. Fluida e dramática quando necessária. Não enrola muito, mas também não é sem graça.
- O final de Cacá e Protagonista. Foi pesado, bonito. É interessante ver a diferença entre Cacá e Love Interest. Apesar das descrições do amor entre Protagonista e Love Interest serem muito boas, Cacá é quem levou meu coração. Ele é um verdadeiro bróder, e sua falta foi sentida muito mais que a do Love Interest. Ainda assim, o autor nos dá esperanças. Isso é bem legal.
- QUE FINAL, MEUS AMIGOS, QUE FINAL!

PEQUENAS RESSALVAS:

- Apesar dos comentários racistas do Cacá terem sido inspirados no Lovecraft (que era racistão), achei que ficou fora de lugar porque, nessa história, o Cacá é um deus _mesmo_, não um criado a partir do inconsciente coletivo dos fãs do Lovecraft. A escravidão negra transatlântica é algo relativamente recente na história do mundo e todas as etnias foram escravizadas por outros em algum momento do mundo, então, acredito que o racismo dele só contra os negros ficou forçado para fazer um comentário social.
- Não comprei a explicação que Fulana não notou seus seios porque eles estavam sob a roupa apertada. Eles são parte do corpo e pressioná-los faz com que fiquem ainda mais perceptíveis para a pessoa que os tem, já que estão pressionados contra o corpo, às vezes apertando costelas junto.
- Notei que o tempo verbal muda bastante no começo da história, mas depois meio que se ajeita para o passado, até que volta para o presente por razões estilísticas completamente justificadas e esperadas. Mas, antes disso, me confundiu um pouco.
- Espera ai, anjos têm sexo?

CONCLUSÃO:

Bom. Muito bom. Fica um gosto de quero-mais, mas sei que a história está no tamanho certo. Estendê-la poderia mudá-la e alterá-la demais, e os personagens são tão cativantes que ficarão comigo por um bom tempo. Adorei todos eles, adorei o estilo, adorei o final. É algo que preciso reler para ver se peguei tudo.

Agora me sinto na obrigação moral de ler as outras coisas do Thiago, porque ele tem muito potencial pra ser um nome forte na fantasia brasileira. :D
0Comentar| 1 pessoa achou isso útil. Esta avaliação foi útil para você? Informar abuso| Link permanente
O que é isso?

O que são associações de produtos?

No texto de sua avaliação, você pode fazer um link direto para qualquer produto oferecido na Amazon.com.br. Para inserir um link de produto, siga as seguintes etapas:
1. Encontre o produto ao qual deseja fazer referência na Amazon.com
2. Copie o endereço web do produto
3. Clique Inserir uma associação de produto
4. Cole o endereço web na caixa
5. Clique Selecionar
6. Selecionar o item exibido inserirá um texto que tem o seguinte aspecto: [[ASIN:014312854XHamlet (The Pelican Shakespeare)]]
7. Quando sua avaliação for exibida na Amazon.com, esse texto será transformado em um hiperlink, com o seguinte aspecto:Hamlet (The Pelican Shakespeare)

Você é limitado a 10 links de produtos em sua avaliação, e o link não pode ter mais de 256 caracteres.