1 de dezembro de 2019
EXTRAORDINÁRIO - R.J. Palacio
Editora Intrínseca, 320 paginas.
💙🗯💙🗯💙🗯💙🗯💙🗯💙🗯 Um livro não tão extraordinário assim mas muito necessário!
O livro conta a historia de August (Auggie), ele nasceu com uma síndrome rara, deformidade facial e uma série de problemas de saúde que o fez passar por inúmeras cirurgias ao longo dos anos. Ele teve aulas em casa mas inicia na escola pela primeira vez. Neste livro vemos como foi a receptividade dos outros alunos, como algumas pessoas reagem a quem é diferente.
Auggie tem todo amor e apoio da família e aos poucos conquista amigos, mas também se expõe à maldade humana alheia.
O livro trata de preconceito, de amizade, de morte, de família, etc. 💙🗯💙🗯💙🗯💙🗯💙🗯💙🗯
Na minha opinião é uma leitura essencial para as salas de aula, deveria ser trabalhado nas escolas para poder abordar com as crianças esse tema que é o bullying e ensinar de uma forma empática a ser solidário e gentil.
Mas realmente é uma leitura mais destinada ao publico infantil. Não me agradou tanto.

É uma obra bastante redundante! Quem narra individualmente os capítulos são Auggie, Via (sua irmã), Summer (sua colega), Jack (seu colega), Justin (namorado da Via), Miranda (amiga da Via). A visão de cada um não da continuidade a história, elas repetem acontecimentos com seu ponto de vista/experiência então parece que cada vez que a trama vai ir para frente ela da um passo para trás. A parte do Justin e da Miranda apesar de pertinente poderia ser descartada sem grande perda.
A história em si é simples e parece maior pela repetição em ser revisitada.
Teve algumas partes que eu acho que mereciam mais destaque. O que acontece com a cachorrinha começa e termina repentinamente.
Perto do fim ficou mais interessante e quase emocionante.
Para uma criança que pode se identificar com os problemas jovens e escolares do livro acho bem indicado.
No meu caso passei por coisas tão mais difíceis na vida que achei o livro quase banal.
review imagereview imagereview imagereview imagereview imagereview image