Avaliações dos clientes

14 de maio de 2013
Esse romance foi escrito em 1935, logo após Érico Veríssimo ter traduzido "Contraponto", de Aldous Huxley. Apesar de ter tido uma boa receptividade, houve quem o acusasse de plágio, alegando uma forte semelhança entre ambos. Tais comentários acabaram caindo no esquecimento, a medida que um nada tem a ver com o outro, exceto pelo fato de usarem o mesmo recurso literário na sua construção. Esse recurso é o contraponto, título do livro de Huxley que é o nome dado na música, a harmonia de vozes ou instrumentos.

A idéia de usar uma estrutura musical na narrativa, atraiu Érico e essa é a chave mestra de "Caminhos Cruzados" que tem como cenário a cidade de Porto Alegre. A narrativa dura cinco dias e apresenta nove núcleos de personagens que durante esses período, transmitem a sensação de várias vozes sendo reproduzidas juntas, cada uma com uma melodia independente. Cabe ressaltar, que as personagens, independente do grupo de origem, também interagem entre si, criando o que em música chama-se harmonia.

"Esqueça qualquer rebuscamento, sutilezas psicológicas ou descrições elaboradas, pois aqui reina o pragmatismo. As histórias são objetivas, uma sucessão de quadros formando um interessante painel das diversas camadas que compunham a sociedade brasileira à época do governo Vargas."

No prefácio que escreveu, em 1964, o autor considerou Caminhos Cruzados "um livro de protesto que marca sua inconformidade ante as desigualdades, injustiças e absurdos da sociedade burguesa", deixando claro seu repúdio ao terror que ganhava força ante a subida dos militares ao poder.

Esse romance que já foi considerado imoral, uma apologia ao comunismo, é hoje, considerado um marco na nossa literatura cuja leitura é imprescindível pelo seu caráter inovador. Concluo meu comentário com um trecho:

"A vida, prezado leitor, é uma sucessão de acontecimentos monótonos, repetidos e sem imprevisto. Por isso alguns homens de imaginação foram obrigados a inventar o romance".

Observação: O núcleo de Noel e Fernanda que aparece nesse livro, faz parte do romance "Um Lugar ao Sol".
15 pessoas acharam isso útil
0Comentar Informar abuso Link permanente

Detalhes do produto

22 classificações de cliente{formattedReviewsCount} {totalReviews, plural, = 0 {avaliações de clientes} = 1 {avaliação de cliente} other {avaliações de clientes}}
4,5 de 5 estrelas
R$14,66