Avaliação de clientes
Média de avaliações de clientes
66 Comentários
5 estrelas
61 %

4 estrelas
24 %

3 estrelas
14 %

2 estrelas
1 %

1 estrela
0 %


3.0 de 5 estrelas O livro é bom, mas..., 2 de setembro de 2018
Compra verificada(O que é isso?)
Este comentário é de: Guia da Reforma Ortográfica (eBook Kindle)
Entendo que este livro seja gratuito e tenha a intenção de facilitar o acesso dos cidadãos ao inventário de regras ortográficas vigentes, mas deixa a desejar em vários momentos. O texto é cheio de imprecisões e descuidos, além de apresentar algumas informações erradas. Listo a seguir o que julguei pertinente.

No início do capítulo "A Norma Ortográfica" temos a seguinte afirmação: "Os códigos gráficos perseguem um objetivo que nunca será atingido: aproximar a língua escrita da língua falada. Escrever como se fala é impossível: basta lembrar a flutuação da pronúncia em qualquer país, fato que se acentua num país extenso como o Brasil.". Esta informação é falsa. Mesmo falantes de variedades diferentes da língua conseguem se entender sem dificuldades, porque a pronúncia diferente das palavras não impede que cada som tenha um papel bem definido na língua. Não é necessário representar cada som de cada variedade da língua, mas apenas aqueles que têm papel distintivo quando... Saiba mais

Esta avaliação foi considerada útil por 9 de 9 pessoa(s):
5.0 de 5 estrelas Ótimas dicas, 4 de fevereiro de 2014
Compra verificada(O que é isso?)
Este comentário é de: Guia da Reforma Ortográfica (eBook Kindle)
O livro cumpre sua função, que é de nos informar de maneira didática, as várias mudanças sofridas em nossa ortográfia.

Para quem deseja aprimorar a escrita e estar atento as mudanças, este livro será de muito boa ajuda!

Leitura recomendada!

Esta avaliação foi considerada útil por 2 de 2 pessoa(s):
5.0 de 5 estrelas Ferramenta indispensável, 15 de outubro de 2014
Por 
Compra verificada(O que é isso?)
Este comentário é de: Guia da Reforma Ortográfica (eBook Kindle)
Muito didática a introdução acerca da norma ortográfica e também o breve histórico de sua evolução. Marcos históricos da ortografia do Português, desde o século XVI até hoje. Conta com tópicos sucintos e bem explicativos. Os vários quadros auxiliam na melhor visualização das principais mudanças ocorridas; e algumas poucas ilustrações que, além de didáticas, dão um toque menos sisudo ao material. Guia imprescindível para consulta, sobretudo nos momentos de dúvidas que vão surgindo enquanto produzimos um texto. Feliz e bem cuidada iniciativa das faculdades FMU juntamente com o Museu da Língua Portuguesa e a Escola Paulista de Magistratura.

Compartilhe suas ideias com outros clientes:
 Ver todas as 66 avaliações de clientes